Criar uma Loja Virtual Grátis
CARIDADE
CARIDADE

CARIDADE SEGUNDO EMMANUEL E ANDRÉ LUIZ



Caridade é uma palavra tão simples quanto as outras, mas, se for traduzida em ação,será sempre uma luz no caminho. 


Onde estejas e por onde passes, sempre que possível, deixa algum sinal de paz e luz para aqueles irmãos que estão vindo na retaguarda, a fim de que não se percam do rumo certo. 


Emmanuel Psicografado por Francisco Cândido Xavier 



Quem dá o bem é o primeiro beneficiado, quem acende uma luz é o que se ilumina em primeiro lugar.

André Luiz



Jesus!

Reconheço que a Tua vontade é sempre o melhor para cada um de nós; mas, se me permites algo pedir Te, rogo me auxilies a ser uma bênção para os outros.


Emmanuel



Quando a Divina Providência nos apresenta alguém para auxiliar, é muito possível que esse alguém, sob o nosso amparo, se transforme na chave ideal para a solução de nossos problemas. 


Emmanuel



O pão do corpo é uma esmola pela qual sempre receberá a justa recompensa, mas o sorriso amigo é uma benção para a eternidade.


Emmanuel - (Pão Nosso) 



Não atires as jóias cintilantes da sabedoria ao ignorante, mas não te esqueças de oferecer-lhe a benção do alfabeto, para que diminua a miséria espiritual do mundo, desde hoje.


Emmanuel - (Reformador - 10/953) 



É muito importante o conhecimento do bem, mas que não esqueçamos as boas obras; é justo se nos dilate a esperança, diante do futuro, à frente da sublimidade dos outros mundos em glorioso porvir, mas não olvidemos ospequeninos deveres da hora que passa.

Emmanuel - (Vinha de Luz)



Bondade e conhecimento,
pão e luz, amparo e iluminação, Sentimento e consciência são arcos divinos que integram os círculos perfeitos da caridade.
Não só receber e dar, mas também ensinar e aprender.


Emmanuel - (Vinha de Luz)



Todo serviço da caridade desinteressada é um reforço divino na obra da fraternidade humana e da redenção universal.
Urge, contudo, que os espiritistas sinceros, esclarecidos no Evangelho, procurem compreender a feição educativa dos postulados doutrinários, reconhecendo que o trabalho imediato dos tempos modernos é o da iluminação interior do homem, melhorando-se-lhe os valores do coração e da consciência.
Dentro desses imperativos, é licito encarecermos a excelência dos planos educativos da evangelização, de modo a formar uma mentalidade espírita-cristã, com vistas ao porvir.
Não podemos desprezar a caridade material que faz do Espiritismo evangélico um pouso de consolação para todos os infortunados; mas não podemos esquecer que as expressões religiosas sectárias também organizaram as edificações materiais para a caridade no mundo, sem olvidar os templos, asilos, orfanatos e monumentos. Todavia, quase todas as suas obras se desvirtuaram, em vista do esquecimento da iluminação dos Espíritos encarnados.
A Igreja Romana é um exemplo típico. Senhora de uma fortuna considerável e havendo construído numerosas obras tangíveis, de assistência social, sente hoje que as suas edificações são apenas de pedra, porquanto, em seus estabelecimentos suntuosos, o homem contemporâneo experimenta os mais dolorosos desenganos.
As obras da caridade material somente alcançam a sua feição divina quando colimam a espiritualização do homem, renovando-lhe os valores íntimos, porque, reformada a criatura humana em Jesus_Cristo, teremos na Terra uma sociedade transformada, onde o lar genuinamente cristão será naturalmente o asilo de todos os que sofrem.
Depreende-se, pois, que o serviço de cristianização sincera das consciências constitui a edificação definitiva, para a qual os espiritistas devem voltar os olhos, antes de tudo, entendendo a vastidão e a complexidade da obra educativa que lhes compete efetuar, junto de qualquer realização humana, nas lutas de cada dia, na tarefa do amor e da verdade.

Emmanuel - 1940



O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte.

Emmanuel - (Vinha de Luz) 



Quantos se dizem portadores da caridade para o mundo e relegam o lar ao desespero e ao abandono?


Emmanuel - (Reformador - 11/951)



Sai, cada dia, de ti mesmo, e busca sentir a dor do vizinho, a necessidade do próximo, as angústias de teu irmão e ajuda quanto possas.
Não de galvanizes na esfera do próprio "eu".


Emmanuel - (Reformador - 1/953)



A caridade para com o instrutor não é a mesma que devemos prestar ao aprendiz
e a assistência ao homem enfermo não é igual a que nos cabe dispensar ao homem robusto.
A essência do bem é una em suas raízes fundamentais, mas os seus métodos de
manifestação variam infinitamente.


Emmanuel - (Reformador - 2/953)



A mão que escreve um livro lie é respeitável e generosa, todavia, a mão que socorre um doente é sublime e santa.


Emmanuel - (Reformador - 6/953) 



Se teu próximo não pode alçar-se ao plano espiritual em que te encontras,
podes ir ao encontro dele, para o bom serviço da fraternidade e da iluminação, sem aparatos que lhe ofendam a inferioridade.

Emmanuel - (Caminho, Verdade e Vida)

 


 

 

Todo bem praticado felicitará a ti mesmo, porqüanto outro caminho para Deus não existe, fora do entendimento construtivo, da bondade ativa, do perdão redentor.

André Luiz



Caridade Sempre

Serve, perdoa e passa, eis os clarões da senda.
A estrada para cima chama-se Caridade.
Onde a sombra persista faze mais luz e segue.
É na palma de espinhos que o Céu instala as rosas.
Coração a que ampares é novo passo à frente.
Na plantação do bem Deus espera por ti.


Emmanuel Médium: Chico Xavier



Quem dá aos pobres, empresta a Deus —
disse Helil.

Helil : O instrutor de Jesus



Nossos estados mentais são contagiosos e, asserenando os outros, estaremos especialmente agindo em auxílio a nós.

Não taxes a tua bondade com impostos de gratidão. O amor não cobra pedágio, seja a quem for que passe por ele recebendo serviço.

Caridade não é tão-somente a divina virtude, é também o sistema contábil do Universo, que nos permite a felicidade de auxiliar para sermos auxiliados.
Um dia, nas fronteiras da morte, somos despojados de todas as posses exteriores, e, se algo nos fica, será simplesmente a plantação das migalhas de amor que houvermos distribuído, creditadas em nosso nome pela alegria, ainda mesmo precária e momentânea, daqueles que nos fizeram a bondade de recebê-las.

Não olvides que a caridade é o coração no teu gesto. Lembra-te de que só o amor pode curar as chagas da penúria e da ignorância e aprende a doá-lo aos que te rodeiam, nas maneiras em que te exprimes, porque a caridadenão é uma voz que fala, mas um poder que irradia.


EMMANUEL Psicografado por Francisco Cândido Xavier



Caridade, meus irmãos!... Amor para com o próximo!...
Muitas vezes, o serviço de alguns dias pode endossar-nos valioso empréstimo de energias e meios para as empresas de recuperação e elevação que nos requisitam o esforço de muitos anos.

AOS QUE FALTAM COM A CARIDADE:

É assim que recebes os irmãos mais infelizes?
É assim que te portas, ante os desígnios supremos?
Onde puseste as noções de solidariedade humana?
Por que fugir aos mais infortunados da sorte?
É sempre muito fácil amar os amigos, admirar os bons, compreender os inteligentes, defender os familiares, entronizar as afeições, conservar os que nos estimam, louvar os justos e exaltar os heróis conhecidos; mas, se somos respeitáveis em semelhantes posições íntimas, é preciso reconhecer que elas traduzem serviço realizado em nosso processo evolutivo. Nós, porém, meu amigo, ainda não alcançamos a redenção final. Por isso mesmo,
a tempestade é nossa benfeitora;
a dificuldade, nossa mestra;
o adversário, instrutor eficiente.
Modifica as vibrações de teus pensamentos! Recebe com caridade o mendigo que te bate à porta, quando não tenhas adquirido ainda bastante luz para recebê-lo com o amor que Jesus nos ensinou!


André Luiz - JGF - feespírita - doutrina espírita